Quem sou eu

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Estudante de Psicologia, Coletivo Jovem Pelo Meio Ambiente, Cidadão do mundo.

domingo, 1 de novembro de 2009

Reforma Educacional Raimunda Neci insere a Educação Ambiental como disciplina



      Num Ctrl C + Ctrl V das palavras do companheiro Modesto Batista, abaixo está parte do documento da Reforma Educacional Raimunda Neci, que no artigo 7º traz mudanças dentro da ensino, inserindo a educação ambiental,  o que é um passo extremamente importante pra nosso desenvolvimento enquanto humanos. Palmas pra turma da Juventude Socialista do PDT, pro meu amigo Modesto! Fico muito feliz e esperançoso, que essa reforma seja aceita, aprovada e concretizada, e que além disso as portas da educação ambiental se abram pro Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente, e para o próprio NEA/SEEC, que o espaço para criação das COM-VIDAS seja efetivado! 






Segue a introdução e o artigo 7:


     "A Reforma Educacional – Raimunda Neci é um documento construído democraticamente com a participação de todos os delegados do I Congresso da Juventude Socialista que se realiza na Casa de Cultura Palácio Paulo Freire no dia 27 de setembro de 2009, tendo seu inicio oficial às 9 horas do referido dia. Este documento exprimi um apontamento de diretrizes e nortes para uma reforma educacional no município de Angicos, objetivando notoriamente uma discussão que traga e tona melhoramentos e aperfeiçoamentos para a educação municipal.


       As medidas aqui votadas e aprovadas serão entregues ao Poder Executivo na Prefeitura Municipal de Angicos, ao Poder Legislativo na Câmara Municipal de Vereadores e a Secretária Municipal de Educação de Angicos.


     Os debates sobre educação no município são tímidos e praticamente nulos, especialmente levando em consideração a participação do movimento discente no constructo de debates e discussões, este congresso abre espaço privilegiado para os estudantes e traz a eles a possibilidade de participação efetiva no constructo da Reforma Educacional Raimunda Neci, assim como abre espaço igualitário para professores e demais membros que representem entidades representativas e que tenham solicitado o cadastro de delegado.


     Por fim esta reforma em sua completude será defendida como tese de melhoramento da educação municipal do município de Angicos em eventos, debates, discussões, seminários, conferências e congressos."


Art. 07 – Ciente do atual momento de crise ecológico-ambiental que o planeta Terra está vivenciando e, tendo a escola à função educacional fica a critério das escolas a tarefa de junto com demais entidades de representação civil, conscientizar a massa estudantil dos problemas que o Brasil e o mundo vivenciam, apontando neste processo de esclarecimento caminhos e posturas que sejam ambientalmente corretas e que possam servir de norte para a aplicação de tarefas dentro e fora do âmbito escolar, objetivando uma maior afirmação em defesa do meio-ambiente.




INCISOS DO ARTIGO 07

I. – Exige do poder executivo o cumprimento das leis ambientais e o respeito intransigente a natureza.


II. – Solicita das escolas e dos poderes constituídos a fomentação de cursos e a fomentação de cooperativas que tratem sobre o encaminhamento correto do lixo.


III. – Estabelece a disciplina de Educação Ambiental como matéria curricular na grade das escolas municipais.


Fonte: http://www.correiopop.wordpress.com/ (eu recomendo)


Um comentário:

  1. Grande Reforma, seria um grande passo mesmo que não fosse por completa efetivada.

    Nosso PDT tem como bandeira maior a educação e iremos lutar por isso, com piquets, greves, movimentações, paradas e o que for necessário.

    VAMOS QUEIMAR UNS PNEUS E UNS COLCHÕES!!!

    ResponderExcluir

Twitter