Quem sou eu

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
Estudante de Psicologia, Coletivo Jovem Pelo Meio Ambiente, Cidadão do mundo.

domingo, 8 de novembro de 2009

Novidades da Conferência Internacional/Participação da Participação da Juventude

Pela REJUMA, tive notícias acerca da Conferência Internacional, é dedicada aos meus delegadinhos de conferência que esperam ansiosamente por notícias do esperado evento. Boa leitura.


CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INFANTO-JUVENIL – Vamos cuidar do Planeta 

BRASÍLIA, 5 a 10 DE JUNHO DE 2010

A Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta - Confint- é uma iniciativa e um convite do governo brasileiro para adolescentes e jovens do mundo virem ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.
Os países participantes da Confint que vierem com delegações ao Brasil poderão trazer um jovem facilitador com idade entre 18 e 25 anos, que ficará encarregado de mediar o diálogo e ajudar crianças e adolescentes a organizarem suas próprias idéias, contribuindo com a interpretação do material de apoio e na realização das diversas etapas da conferência.
Para participar da Conferência Internacional, os jovens facilitadores devem dominar pelo menos um dos idiomas da conferência (espanhol, inglês, francês e português), além de seu idioma nativo. Os escolhidos devem chegar ao Brasil uma semana antes da delegação de seu país para participar de um curso preparatório, que incluirá um treinamento sobre conceitos, metodologias e atividades que serão desenvolvidas.
Segue respostas de algumas perguntas freqüentes:

Qual o objetivo da Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta - Conferência Internacional? 
Possibilitar que crianças e jovens do mundo todo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis e promover uma rede de cuidados com o planeta. 

Quais temas serão abordados durante a Conferência Internacional?
Mudanças socioambientais globais, com foco nas mudanças do clima, é o tema que reunirá 900 pessoas, em sua maioria adolescentes entre 12 e 15 anos, além de educadores e lideranças dos movimentos de juventude, vindos de mais de 50 países. 

Qual resultado se busca com a realização da Conferência Internacional?
Os delegados da Conferência vão elaborar juntos - por meio de atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais - a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Planeta, documento que assumirá responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente.

Como surgiu a Conferência Internacional?
A Conferência Internacional emerge da experiência de três Conferências Nacionais - Vamos cuidar do Brasil, que aconteceram em 2003, 2006 e 2009, e envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país.  

Como os países participam da Conferência Internacional?
Cada país deve constituir uma Comissão Organizadora Nacional, que vai cuidar de todo o processo preparatório da Conferência Internacional no seu país. Qualquer instituição governamental ou da sociedade civil pode propor ou participar da criação dessa comissão. É desejável que ela tenha a anuência de seu Ministério da Educação ou órgão equivalente. Assim que for formada, o país deve entrar no site da Conferência Internacional (http://confint2010. mec.gov.br) para cadastrar sua comissão.

Quais ações serão desenvolvidas pelas Comissões Organizadoras Nacionais nos países que aderirem à Conferência Internacional?


Mobilização de alunos e professores para a realização de conferências nas escolas; 
Organização de uma Conferência Nacional, de onde serão escolhidos os delegados que participarão da Conferência Internacional no Brasil; 
Facilitação do processo de redação de uma Carta de Responsabilidades de seu país, que será levada para Brasília e servirá de embasamento para a construção da Carta Vamos Cuidar do Planeta;  

Como os grupos de juventude podem participar da Conferência Internacional?
A juventude pode participar da Comissão Organizadora Nacional apoiando a mobilização nas escolas. A comissão indicará um jovem para apoiar na facilitação dos processos da Conferência Internacional, devendo estar em Brasília na semana que antecede o evento e retornar com a delegação de seu país. O(a) jovem facilitador( a) deve:


Ser fluente em um ou mais idiomas oficiais da Conferência Internacional (português, inglês, espanhol e francês). Se a língua nativa do facilitador for um dos idiomas oficiais, o facilitador deverá ser fluente em um dos outros três idiomas; 
Ter entre 18 e 25 anos; 
Ter experiência em facilitação e mediação de grupos; 
Fazer parte de um país que tenha delegação. 

Quais outros canais de participação? 
Além da participação de alunos, jovens e educadores nas escolas, existem espaços virtuais onde os jovens de todos os países podem se comunicar. Na comunidade de aprendizagem “Vamos cuidar do Planeta” tem conferência todo dia, com fóruns de discussão e intercâmbio de idéias. A Conferência também está presente no Facebook e no Twitter. 

Como obter maiores informações sobre a Conferência Internacional? 
No sítio http://confint2010.mec.gov.br estão disponíveis diversos documentos e material didático relevantes para a conferência, como o regulamento geral; o passo-a-passo utilizados nas conferências nas escolas do processo brasileiro; e cadernos sobre questões ambientais com destaque para os temas água, energia, biodiversidade e mudanças climáticas. Nossa expectativa é que este material possa servir de referência e incentivo para o processo da conferência em cada país. 
Entre em contato com a equipe de organização da Conferência Internacional para obter informações sobre a Comissão Organizadora Nacional do seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter